Táxis mais caros. Tarifas com aumento médio de mais de 8% em junho

por RTP
O Governo assinala que, desde janeiro de 2013, não houve qualquer atualização das tarifas dos táxis Pedro A. Pina - RTP

As tarifas dos táxis vão sofrer, a partir de junho, um aumento médio superior a oito por cento. É o que determina a convenção assinada por Direção-Geral das Atividades Económicas, ANTRAL e Federação Portuguesa do Táxi. O documento está já homologado pelo Governo.

De acordo com um comunicado do Ministério da Economia e do Mar, a secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, procedeu já à homologação da convenção que atualiza as tarifas para o transporte de passageiros em táxis.A convenção que estabelece o aumento das tarifas dos táxis vai entrar em vigor a 1 de junho.


A convenção foi assinada na passada sexta-feira pela Direção-Geral das Atividades Económicas, pela ANTRAL - Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros e pela Federação Portuguesa do Táxi, após "um processo intenso de negociação e de auscultação junto do IMT, I.P. e das associações de consumidores".

"Foi acomodado o aumento do Índice de Preços no Consumidor registado entre janeiro de 2012 e janeiro de 2022, traduzido num aumento médio global das tarifas de 8,05 por cento", indica o mesmo comunicado.

O Governo assinala que, desde janeiro de 2013, não houve qualquer atualização das tarifas dos táxis.

A programação do novo tarifário, a verificação metrológica e a selagem dos taxímetros deverão ser realizadas até 31 de julho.

c/ Lusa

Tópicos
pub