As receitas do turismo voltaram a crescer em fevereiro, para os 677,5 milhões de euros. Um crescimento de 13% face ao mesmo período de 2016. O Porto voltou a ser considerado um dos destinos de eleição na Europa e é de novo um dos que mais cresce neste inicio de ano.
Os números estão a atrair novas companhias aéreas.
Londres, Manchester e Birmingham passam a estar ligadas ao Porto pela companhia de baixo custo inglesa Monarch Airlines.
Portugal é o segundo mercado mais forte da Monarch e está a crescer consistentemente. A operação quer em Faro, quer em Lisboa, ou no Funchal resultam nalgumas das mais rentáveis rotas da companhia que tem bases apenas no Reino Unido.
"A Monarch não é nova no mercado português - já cá estamos há quarenta anos - mas a expansão dos últimos anos tem acontecido aproveitando o aumento pela apetência turista dos destinos, que não é preenchida pelas grandes companhias", explica no Jornal 2 Hugo Vicente Freitas, o português que gere na companhia os programas de fidelização de clientes.
O movimento no Aeroporto do Porto tem vindo a aumentar de forma sustentada, com diversas novas companhias a agarrarem as muitas oportunidades de uma região onde o turismo, e os novos negócios são uma aposta forte.