Economia
UE e EUA próximos de acordo para tarifas de 15 por cento
A União Europeia e os Estados Unidos estão próximos de chegar a um acordo para a aplicação de tarifas de 15 por cento sobre as importações europeias, um entendimento semelhante ao que Donald Trump alcançou com o Japão esta semana. A informação é avançada esta quarta-feira pelo Financial Times.
O acordo prestes a ser firmado prevê a suspensão das tarifas sobre alguns produtos, incluindo aeronaves, bebidas alcóolicas e dispositivos médicos.
Apesar desta aproximação de posições, o bloco europeu continua a preparar a possível implementação de um pacote de tarifas de 93 mil milhões de euros (109 mil milhões de dólares) em resposta às tarifas de 30 por cento anunciadas por Donald Trump. O pacote de contramedidas deveria ser votado esta quinta-feira.
Telejornal, 23 de julho de 2025
As sanções anunciadas por Donald Trump entram em vigor a partir de 1 de
agosto caso Bruxelas e Washington não consigam chegar a um entendimento.
Na terça-feira, os Estados Unidos e o Japão assinaram um acordo comercial que inclui sobretaxas tarifárias de 15 por cento sobre os produtos importados para os EUA.As tarifas sobre o setor automóvel japonês vão descer de 27,5 por cento para 15 por cento como parte do acordo, o que reacende esperanças de um acordo semelhante para os automóveis da União Europeia.