Varoufakis compara novo resgate à Grécia com o Tratado de Versalhes

por Sérgio Alexandre

Foto: Reuters/Jean Paul Pellissier

O ex-ministro das Finanças grego foi entrevistado pela rádio australiana ABC e afirma que a Europa quer humilhar a Grécia e Tsipras.

O ex-ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis compara o novo empréstimo à Grécia, hoje acordado, com o Tratado de Versalhes, o tratado de paz que encerrou a I Guerra Mundial (1914-18), cujos termos asfixiaram de tal maneira o país vencido - a Alemanha -, que muitos acreditam ser esse o principal causador da ascensão de Adolf Hitler ao poder e, por fim, da eclosão II Grande Guerra.

Varoufakis faz também um paralelo com a ditadura militar que desceu sobre a Grécia em 1967, comparando que "então, a ditadura fez-se com carros blindados, mas hoje faz-se com bancos", antevendo que o primeiro-ministro vai "danar-se" quer siga ou não siga o acordo celebrado esta segunda feira com as instâncias europeias.

O antigo governante grego, em entrevista à rádio australiana ABC, acusa a troika de persistir numa política de humilhação deliberada sobre a Grécia e sobre as posições defendidas pelo atual primeiro-ministro, Alexis Tsipras.
pub