Vista Alegre cancela operação de aumento de capital

| Economia

A Vista Alegre anunciou hoje que "em resultado da conjuntura adversa nos mercados internacionais" o aumento de capital que tinha em curso não se vai concretizar.

"A VAA -- Vista Alegre Atlantis, SGPS, S.A. informa que, apesar de diversos investidores nacionais e internacionais terem participado no `roadshow` [apresentação] recentemente realizado, em resultado da conjuntura adversa nos mercados internacionais que se tem verificado, a oferta institucional de distribuição de ações da Sociedade não se concretizará", informa em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Assim, em consequência, "e atentas as condições a que a oferta de distribuição lançada pela Sociedade e pela Visabeira Indústria, SGPS, S.A. foi subordinada, a oferta pública não será executada".

O aumento de capital da Vista Alegre tinha arrancado em 29 de novembro, combinado com uma oferta de venda de ações por parte da acionista Visabeira Indústria, com o objetivo de uma dispersão mínima em bolsa de 17,5% da empresa.

"A oferta será lançada com base num intervalo de preços, mínimo e máximo, entre um euro e 1,30 euros, dentro do qual se fixará o preço, a ser determinado no dia 13 de dezembro após o final do período da oferta global", referiu a marca de cristal e porcelana, por essa altura.

A oferta de distribuição visava "dispersar em bolsa um mínimo de 17,5% do capital social da VAA - Vista Alegre Atlantis através de uma oferta pública de ações dirigida ao público em geral e de uma oferta institucional dirigida a investidores institucionais, compreendendo esta oferta global um aumento do capital social e uma operação de venda pela Visabeira Indústria".

A operação consistia num aumento do capital social da Vista Alegre "combinado com uma oferta de venda de ações da Vista Alegre por parte da Visabeira Indústria, ambos no contexto de uma oferta pública e de uma oferta institucional", acrescentava a VAA.

O grupo Visabeira detém 94,14% da Vista Alegre, sendo 90,50% através da Visabeira Indústria.

O free-float (capital disperso em bolsa) atual é de 2,46%.

Tópicos:

Atlantis SGPS S, Mobiliários CMVM, Visabeira,

A informação mais vista

+ Em Foco

A Festa dos Tabuleiros regressa às ruas da cidade de Tomar. Um longo desfile em que 750 tabuleiros são transportados por mulheres.

    Os líderes europeus não chegaram a acordo sobre quem deve liderar a União nos próximos cinco anos.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.