Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

"Precisamos de evitar que haja Bolsonaros" no parlamento, afirma Joacine Moreira

por Lusa

Queluz, Lisboa, 04 out 2019 (Lusa) - A cabeça de lista do Livre por Lisboa nas eleições legislativas, Joacine Katar Moreira, afirmou hoje que é preciso "evitar que haja Bolsonaros" no parlamento, comparando André Ventura, do Chega, ao Presidente brasileiro.

"Precisamos de evitar que haja Bolsonaros" em Portugal, afirmou Joacine Katar Moreira à Lusa, em frente à estação de comboios de Queluz, concelho de Sintra, distrito de Lisboa, onde recebeu o apoio declarado de alguns populares.

A candidata do Livre, comparando com o Presidente do Brasil, considerou que "Bolsonaro é um exemplo muito semelhante ao do André Ventura aqui", sustentando que ambos "são indivíduos completamente populistas, com uma ótica antidemocrática, mas são indivíduos que igualmente não têm programa para o país".

"O que está em causa é isto: é reforçar a democracia em Portugal. E reforçar a democracia é reforçar a esquerda", advogou a também historiadora, classificando os outros partidos que estão na luta com o Livre por um lugar no parlamento como "partidos de direita, alguns deles completamente antidemocratas".

Joacine Katar Moreira lembrou que caso o Livre não entre no parlamento, "isto iria significar que entrou um partido de direita, com uma ótica que não interessa ao atual momento".

Sobre o contacto com a população, a candidata disse que tem sentido "imenso interesse e até alguma euforia" durante a campanha eleitoral, e acredita que será eleita "inevitavelmente".

"Toda a gente estava habituada ao cinzentismo da política. De repente vem alguém que eles e elas nunca imaginaram que iria estar na televisão, que iria estar num debate, que iria ser a candidata número um e por aí fora", declarou.

Em relação às críticas de que tem sido alvo nas redes sociais sobre a sua gaguez, a candidata referiu que é algo que deve "fazer refletir", falando inclusivamente na disseminação de `fake news` (notícias falsas).

"Há umas semanas, tentou-se construir a ideia que o facto de eu gaguejar era um entrave ao exercício de funções parlamentares. A retórica era essa, antes, reduzindo, excluindo e discriminando alguém com as minhas habilitações, com a minha história, por causa da maneira como falo", afirmou.

Depois os ataques mudaram, visando a veracidade da gaguez, apontou a candidata por Lisboa do Livre.

"Quando começaram a aperceber-se que para os portugueses não é a maneira de falar que é importante, mas as ideias, os objetivos, as intenções, então de repente, o que inicialmente estava a ser usado como algo que poderia afastar de um assento parlamentar, começou a ser colocado em causa", argumentou.

Durante a arruada em Queluz, Joacine Katar Moreira foi encontrando sobretudo pessoas que declararam o seu apoio ao Livre, e pediu várias vezes para que levassem "os amigos, as irmãs, as tias" a votar no domingo, mas também eleitores indecisos ou com o voto já atribuído a outros partidos.

"Se eu não tivesse onde votar, votava em si", disse Manuela Rodrigues, eleitora que declarou o apoio à CDU, garantindo à candidata do Livre que apesar disso ficaria "muito satisfeita se for eleita".

"Ou entro eu ou entra o André Ventura", respondeu-lhe Joacine Katar Moreira.

Tópicos
pub