Paulo Portas felicita Cameron por "expressiva vitória"

por Lusa

O líder do CDS-PP, Paulo Portas, felicitou hoje David Cameron pela "expressiva vitória" dos conservadores nas legislativas no Reino Unido, sublinhando que o resultado revela que "os britânicos não quiseram voltar ao despesismo socialista".

"O resultado dos conservadores, apesar das sondagens sombrias, foi bastante impressivo e revela o melhor do espirito inglês. Na verdade, o eleitorado reconheceu que David Cameron teve de tomar medidas difíceis para pôr as finanças em ordem e trouxe o Reino Unido a um crescimento económico assente na iniciativa privada e na moderação fiscal", refere Paulo Portas numa mensagem enviada esta manhã ao primeiro-ministro conservador britânico.

Sublinhando a "sólida relação de amizade" existente há 40 anos entre o CDS-PP e os `tories`, Paulo Portas frisa que a vitória alcançada nas eleições de quinta-feira revela que "os britânicos não quiseram voltar ao despesismo socialista e deram por isso um novo mandato aos conservadores para garantir a recuperação económica".

Na mensagem o líder do CDS-PP acrescenta que, apesar das diferenças na visão de política europeia, há uma "histórica proximidade" entre o programa dos conservadores ingleses e o programa dos democratas-cristãos portugueses, nomeadamente em termos da defesa de um sector privado forte, aposta nas exportações, flexibilidade laboral, atração de investimento, "finanças sãs e impostos moderados, atenção solidária à questão social e proteção dos serviços de saúde com qualidade e boa gestão".

"O Reino Unido é um dos principais clientes de Portugal tanto nas exportações de bens como no turismo e por isso a continuação de uma política de crescimento económico é positiva para Portugal", refere ainda Paulo Portas, desejando um "bom mandato a David Cameron".

O CDS-PP e os conservadores britânicos são membros da Internacional Democrática.

Fontes oficiais adiantaram que, pouco antes das 09:00, os `tories` tinham conquistado 313 de 650 assentos da Câmara dos Comuns, numa altura em que faltavam contar os votos de menos de 30 circunscrições.

Os `tories`, que nos últimos cinco anos governaram coligados com os liberais-democratas, aproximam-se da maioria absoluta - 326 lugares - e podem obter até 329 assentos na Câmara dos Comuns do Parlamento de Westminster, segundo uma projeção da BBC.

Tópicos
pub