Francisco Assis no Porto e Ferro Rodrigues em Lisboa na campanha do PS

| Eleições Europeias 2019

O cabeça de lista europeu do PS, Pedro Marques, vai ter ao lado o seu antecessor nesta candidatura, Francisco Assis, e o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, respetivamente no Porto e em Lisboa.

Fonte da candidatura de Pedro Marques disse à agência Lusa que Francisco Assis, que foi cabeça de lista do PS nas europeias de 2014, estará presente no dia 23, penúltimo dia de campanha, na descida da rua de Santa Catarina e, depois, no jantar-comício de Matosinhos.

Na Convenção Europeia do PS, realizada em Gaia, em fevereiro, Francisco Assis, que desde o final de 2015 tem manifestado divergências estratégicas e ideológicas face ao posicionamento mais à esquerda da atual direção dos socialistas, fez um discurso em que manifestou disponibilidade para participar na campanha, apesar de não ter sido reconduzido na lista de candidatos ao Parlamento Europeu.

Neste momento, Francisco Assis tem-se manifestado apreensivo face à possibilidade de as eleições europeias em Portugal e em outros Estados-membros serem marcadas por uma elevada abstenção, penalizando as forças que classifica como estruturantes no projeto europeu.

Já o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, que tem uma relação política próxima com Pedro Marques, estará presente no último dia da campanha, em Lisboa, no tradicional almoço da Trindade.

Tal como a agência Lusa avançou na terça-feira, o ministro das Finanças, Mário Centeno, é outro dos "nomes fortes" do Governo e do PS que vão surgir na reta final da campanha europeia.

Neste período final de campanha, além de Mário Centeno e de Ferro Rodrigues, é também dada como certa a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Hoje, no jantar comício do PS em Almeirim, distrito de Santarém, o cabeça de lista, Pedro Marques, terá ao seu lado o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, numa sessão que, tal como aconteceu na terça-feira, em Faro, será encerrada pelo secretário-geral deste partido, António Costa.

Depois, na quinta-feira, será a vez do ministro do Trabalho, Vieira da Silva, marcar presença numa conferência em Guimarães dedicada ao tema do pilar europeu dos direitos sociais.

Tópicos:

Catarina, Ferro,

A informação mais vista

+ Em Foco

Apresentamos aqui o perfil dos cabeças de lista e cinco prioridades de ação por partido para o Parlamento Europeu.

    Debates, perfis, notícias da campanha. Toda a informação sobre as Eleições Europeias de 2019, que se realizam a 26 de maio.

      Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

        Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.