Teleconferência do Eurogrupo esta quinta-feira sobre terceiro resgate

por Lusa

O Eurogrupo vai realizar uma teleconferência esta quinta-feira para avaliar se estão reunidas as condições para prosseguir as negociações de um terceiro resgate e debater o empréstimo intercalar à Grécia.

Fonte europeia confirmou à Lusa a reunião esta quinta-feira dos ministros das Finanças da zona euro. Apesar de ainda não haver uma hora marcada, será previsivelmente de manhã.

O encontro por teleconferência acontecerá depois da votação das medidas de austeridade exigidas pelos credores no parlamento grego.

Esta, servirá também para discutir a ajuda de emergência à Grécia, o chamado `financiamento-ponte`, que a Comissão Europeia propôs hoje que seja de sete mil milhões de euros para três meses, financiado através do fundo no qual participam todos os 28 Estados-membros da União Europeia, Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira.

Um empréstimo intercalar para a Grécia é imperioso, já que o terceiro programa de ajuda, acordado na cimeira da zona euro concluída na passada segunda-feira, só deverá estar operacional dentro de cerca de um mês.

Segundo as estimativas, a Grécia necessita de sete mil milhões de euros até à próxima segunda-feira, 20 de julho, mais cinco mil milhões de euros adicionais até meados de agosto, mas a proposta agora apresenta pela Comissão cobrirá apenas sete mil milhões de euros.

Questionado sobre de que maneira seria possível reunir 12 mil milhões de euros através do recurso ao EFSM (a sigla em inglês do antigo mecanismo europeu de estabilização financeira), uma vez que, dos 60 mil milhões de euros com que este fundo estava dotado, 48,5 mil milhões foram usados nos programas de assistência a Portugal e Irlanda, Dombrovskis explicou que o empréstimo intercalar que está agora a ser ultimado será no valor de sete mil milhões de euros, pois o restante até poderá ser já eventualmente coberto pelo terceiro programa de ajuda.

Tópicos
pub