Especial
Presidenciais 2026. Projeções de resultados, apuramento de votos, discursos e análise

África do Sul admite entrada de 130 palestinianos após espera de 12 horas num avião

África do Sul admite entrada de 130 palestinianos após espera de 12 horas num avião

A África do Sul admitiu a entrada de 130 palestinianos que chegaram na quarta-feira a Joanesburgo, vindos do Quénia, depois de os terem retido num avião durante cerca de 12 horas devido a complicações com os seus documentos de viagem.

Lusa /
Kim Ludbrook - Pool via REUTERS

A Autoridade de Gestão de Fronteiras (BMA) declarou hoje que o grupo, que aterrou num voo fretado da Global Airways no Aeroporto Internacional O.R. Tambo, não tinha indicado a duração da sua estadia nem o alojamento pretendido durante o processo de entrevista padrão.

Os viajantes também não tinham os carimbos de saída nos seus passaportes, necessários para comprovar o seu ponto de partida.

Segundo o comissário da BMA, Michael Masiapato, como não passaram pelo controlo de imigração, e nenhum deles manifestou a intenção de pedir asilo, "a entrada foi inicialmente negada".

Um pastor a quem foi permitido encontrar-se com os passageiros enquanto estes ainda estavam presos no avião disse que a situação era extremamente difícil e que havia crianças a gritar e a chorar.

Os passageiros foram finalmente autorizados a entrar na noite de quarta-feira, após o Ministério do Interior ter recebido uma carta da ONG humanitária Gift of the Givers, que se ofereceu para hospedar os palestinianos durante a sua estadia.

Entretanto, 23 dos 153 passageiros já tinham partido para outros destinos, restando os 130 que viram a sua entrada no país processada.

O fundador da Gift of the Givers, Imtiaz Sooliman, disse que este foi o segundo avião que transportava palestinianos a aterrar na África do Sul nas últimas duas semanas e que os próprios passageiros não sabiam para onde iam e que se julga que ambos os aviões transportavam pessoas da Faixa de Gaza, devastada pela guerra.

Os palestinianos têm o direito de entrar na África do Sul sem visto até 90 dias, desde que cumpram os requisitos de entrada, observou a BMA.

Tópicos
PUB