2800 barris de resíduos radioativos encontrados no Mar Báltico

por RTP
Imagem de arquivo Reuters

Só foram descobertos por acaso. Uma inspeção de rotina deu conta da existência de 2800 barris de resíduos radioativos que foram manuseados sem grandes cuidados e largados no fundo do Mar Báltico. Dentro desses barris estão resíduos com origem nas indústrias da Saúde e da Defesa da Suécia.

Os barris estão no fundo do mar a 100 quilómetros a norte de Estocolmo, em Forsmark, num local próximo de uma das sete instalações nucleares da Suécia.

Os barris, avançou a televisão sueca SVT, são das décadas de 70 e 80. De acordo com as autoridades, não representam, para já, qualquer perigo. Mas a situação seria bem diferente se não tivessem sido encontrados. Estes barris, para que não representem um perigo no futuro, têm que ser tratados e reposicionados de forma adequada.

O Governo sueco já ordenou uma investigação urgente e abrangente para se perceber como foi possível chegar a esta situação. Isto num país onde a energia nuclear é uma questão delicada.

O ministro sueco do Meio Ambiente e do Clima, Per Bolund, já afirmou que estes resíduos radioativos foram tratados de forma "irresponsável".
Tópicos
pub