34 mortos em acidente no metro de Valência
34 pessoas morreram e mais de 25 ficaram feridas, 16 das quais em estado grave, num acidente no metropolitano da cidade espanhola de Valência, de acordo com dados facultados pela polícia.
Seis dos feridos mais graves foram transferidos para o Hospital Doctor Peset. Sete pessoas foram transferidas para o Hospital Geral de Valência, duas para o Clínico e outra para o centro médico de Fe.
Investigadores policiais no local indicaram que as causas precisas do acidente estão ainda por apurar, embora as primeiras informações apontem para excesso de velocidade que levou a primeira carruagem da composição a virar-se.
Quase todas as vítimas mortais viajavam na primeira carruagem que depois de se virar foi atingida pelas restantes carruagens da composição, das quais uma segunda também se virou.
O sub-delegado do governo da Comunidade Valenciana, Luis Felipe Martínez, tinha já apontado o excesso de velocidade e a rotura de uma das rodas da composição como as causas do acidente.
Dados iniciais referiram também o desmoronamento de uma parede do túnel do metro.
Uma unidade especializada em grandes catástrofes do Corpo Nacional de Polícia foi já enviada de Madrid para Valência para prestar apoio nas operações na zona e nas investigações sobre o acidente.
O acidente ocorreu cerca das 13:00 (12:00 em Lisboa) na zona sul da cidade, próximo da avenida Giorgeta e da rua San Vicente, uma zona que se insere na primeira circunvalação da cidade e que é, por isso, de grande intensidade de tráfego.
As autoridades encerraram já ao trânsito grande parte das ruas da zona, o que provocou o caos na cidade.
Próximo do local do acidente foi instalado um hospital de campanha e outros serviços de apoio a vítimas e familiares.