Acordo entre UE e Síria atribui donativo de 80 milhões euros para 2004/05

por Agência LUSA

A União Europeia e a Síria assinaram hoje um acordo que permite ao governo sírio receber um donativo europeu de 80 milhões de euros por um período de dois anos (2005- 2006), anunciou a delegação da UE em Damasco.

O chefe da delegação da UE em Damasco, Frank Hesske, e o presidente do organismo da Planificação sírio, Abdallah Dardari, assinaram um acordo no âmbito da parceria euro-mediterrânica.

Os donativos destinam-se "ao desenvolvimento dos sectores do comércio, da água, do ensino superior e da sociedade civil", precisa um comunicado da União Europeia.

No entanto, e segundo o comunicado, uma parte dos donativos - cerca de 18 milhões de euros -, "só serão atribuídos após a assinatura do acordo de associação Síria-UE", a 19 de Outubro em Bruxelas.

Este programa de ajuda visa "ajudar o governo sírio a prosseguir com o processo de modernização" da sua economia, afirmou Hesske durante a assinatura do acordo.

Em 2002-2004, a UE concedeu à Síria donativos no valor de 93 milhões de euros destinados aos programas de modernização económica e industrial, estabelecidos pelo governo sírio com vista à assinatura de um acordo de associação.

A Síria é o último país da parceria euro-mediterrânica que ainda não assinou um acordo de associação que prevê uma zona de livre troca até 2010.

A conclusão deste acordo entre a UE e Damasco "entrou em choque", em particular, devido à questão das armas de destruição maciça (ADM).

A 15 de Dezembro, as duas partes acordaram os termos exactos da cláusula sobre a não-proliferação deste tipo de armas no futuro acordo.

pub