Advogados de Trump tentam travar livro com revelações de Bannon

por Jorge Almeida - RTP
Jonathan Ernst - Reuters

Os advogados do presidente dos Estados Unidos estão a tentar evitar o lançamento do livro “Fogo e Fúria”, que contem depoimentos polémicos de Steve Bannon, o ex-assessor principal de Donald Trump que foi demitido em agosto de 2017.

O livro tem como título “Fogo e Fúria”, as palavras utilizadas por Donald Trump quando descreveu um possível ataque à Coreia do Norte. O autor Michael Wolff reuniu uma série de declarações explosivas de Steve Bannon, o ex-assessor principal da Casa Branca, que foi demitido em agosto de 2017.

Entre as principais revelações está uma reunião que Don Junior, filho de Donald Trump, teve com elementos russos durante a campanha presidencial. Bannon classifica este ato como “antipatriótico”.

“Eles vão rachar Don Júnior como um ovo na televisão”, é uma das frases atribuídas ao ex-assessor.

O livro foi escrito por Michael Wolff e é editado pela Henry Colt & Co.

O encontro está a ser investigado pela equipa do conselheiro especial Robert Mueller no inquérito relacionado com as alegadas interferências russas na última campanha presidencial dos Estados Unidos.

Segundo o jornal The Washington Post, os advogados de Trump estão a exigir ao autor e à editora Henry Holt & Co. o cancelamento da publicação do livro, por considerarem que contem acusações difamatórias contra o presidente dos Estados Unidos.
Revelações explosivas
Nas 336 páginas do livro que reúne mais de 200 entrevistas existem outras revelações no mínimo surpreendentes. Uma delas é que a própria equipa de Trump ficou “chocada e horrorizada” com a vitória eleitoral.

O ex-assessor principal do presidente dos EUA, Steve Bannon, demitido em Agosto de 2017. Foto: Jonathan Bachman - Reuters

Outra novidade é que Ivanka Trump, a filha do Presidente, tem um plano com o seu marido (Jared Kushner) para ocupar o lugar de Melania Trump como primeira-dama.
pub