Afeganistão: ataque aéreo mata 17 polícias “por engano”

por RTP
Mohammad Ismail - Reuters

Um bombardeamento dos Estados Unidos da América no sul do Afeganistão fez, esta quinta-feira, 17 mortos e 14 feridos. Entre as vítimas encontram-se polícias afegãos que combatiam contra ataques talibãs na província de Heldman.

As autoridades afegãs informaram que um ataque aéreo matou “por engano” 17 polícias durante um confronto entre polícias e rebeldes talibãs, refere a Al Jazeera.

"Ontem à noite, as forças dos EUA atacaram erroneamente as forças de segurança [afegãs], matando 17 polícias e ferindo outros 14", disse à Efe o chefe do Conselho Provincial de Helmand, Attaullah Afghan.

Segundo a Reuters, as forças militares norte-americanas prestam apoio frequentemente a tropas governamentais afegãs em operações contra rebeldes talibãs.

Omar Zwak, porta-voz do governador de Heldman, confirmou os confrontos e o apoio dos EUA, acrescentando que o ataque foi levado a cabo pelas forças militares da missão da OTAN Resolute Support na área de Nahr-e-Seraj da auto-estrada Helmand-Kandahar.

As autoridades não forneceram uma versão oficial sobre as causas das mortes ou o número total de vítimas.

"Ainda estamos a investigar como morreram os polícias, no momento não se pode confirmar a 100 por cento que os polícias morreram no bombardeamento", declarou o porta-voz.

Entretanto, o governador de Helmand, Mohammad Yasin, disse que o ataque aéreo está a ser investigado.

Helmand é uma das províncias mais inseguras do Afeganistão, onde os ataques a postos militares ou institucionais são frequentes.
pub