Afeganistão. Ataque suicida em centro educativo faz pelo menos 19 mortos

por RTP
De acordo com uma testemunha no local, a maioria das vítimas é do sexo feminino. Zohra Bensemra - Reuters

Um bombista suicida matou pelo menos 19 pessoas e feriu 27 num ataque a um estabelecimento de educação na capital do Afeganistão, avançaram as autoridades desse país esta sexta-feira. A explosão teve lugar no centro do bairro Dashti Barchi, em Cabul, afirmou Khalid Zadran, porta-voz do chefe da polícia da cidade, nomeado pelos taliban.

“Ocorreu uma explosão dentro de um instituto, causando vítimas”, confirmou Zadran à agência Reuters, acrescentando que as forças de segurança já se encontram no local para investigar o sucedido.

“Os alunos estavam a preparar-se para um exame quando o homem-bomba se fez explodir neste centro educativo. Infelizmente, 19 pessoas morreram e 27 ficaram feridas”, adiantou o porta-voz da polícia.

De acordo com uma testemunha no local, em declarações à France Presse, a maioria das vítimas é do sexo feminino. “Eramos cerca de 600 alunos na turma, mas a maioria das vítimas são raparigas”, contou a estudante, que se encontra num hospital para ser tratada dos ferimentos.

O estabelecimento de ensino em questão serve para preparar alunos a partir dos 18 anos para os exames de admissão à universidade. Até ao momento, ninguém reivindicou o ataque.

A área oeste de Cabul, onde ocorreu a explosão, é predominantemente muçulmana xiita, e a maioria dos residentes pertence à minoria étnica hazara, que já foi alvo de ataques anteriores lançados pelo autoproclamado Estado Islâmico, entre outros grupos extremistas.
Tanto os taliban como o Estado Islâmico - que possuem uma profunda inimizade devido a diferenças ideológicas – se opõem à educação de mulheres.
“Atacar alvos civis prova a crueldade desumana do inimigo e a falta de padrões morais”,
escreveu no Twitter o porta-voz do Ministério do Interior, Abdul Nafy Takor.

Segundo a AFP, vídeos e fotografias publicados pelos meios de comunicação locais mostram vítimas ensanguentadas a serem retiradas do estabelecimento de educação.

Em 2020, um ataque reivindicado pelo autoproclamado Estado Islâmico num centro educacional também a oeste de Cabul fez 24 mortos, entre os quais estudantes adolescentes.

Desde que assumiram o poder no Afeganistão, em agosto de 2021, os taliban garantem estar a proteger a nação após décadas de guerra. No entanto, nos últimos meses ocorreu uma série de explosões em mesquitas e zonas civis.
pub