Alasca. Retirados os alertas de tsunami após sismo de magnitude 8,2

por RTP
Reuters

O Centro Nacional de Alertas de Tsunami (NTWC) retirou todos os alertas de tsunami para o Alasca e costa oeste dos EUA. As autoridades norte-americanas tinham emitido o alerta após um sismo de magnitude 8.2 na escala de Richter ter ocorrido durante a noite ao largo da península do Alasca.

“Residentes da Costa Oeste dos EUA: não haverá mais alertas emitidos para este evento. Nenhum tsunami significativo é esperado”, anunciou o NTWC na rede social Twitter. Também na página da agência dos Estados Unidos é confirmado que não existe nenhum alerta ou aviso de tsunami.

Mais uma vez: Califórnia, Oregon, Washington, Colúmbia Britânica, Alasca – tudo livre”, reitera a agência no Twitter. O NTWC sublinha, porém, que “correntes fortes e incomuns” podem continuar pelas próximas horas.


Segundo o instituto de investigação geológica dos Estados Unidos (USGS), o sismo de magnitude 8.2 na escala de Richter ocorreu às 22h15 locais (7h15 em Lisboa) desta quarta-feira e a uma profundidade de 35 quilómetros, o que é considerado pouco profundo.

O epicentro do abalo foi localizado a 91 quilómetros a sudeste da localidade de Perryville, de acordo com o instituto de geofísica dos Estados Unidos. O sismo foi acompanhado por cerca de 20 réplicas de diferentes profundidades na mesma região.

Perryville situa-se a cerca de 800 quilómetros de Anchorage, a maior cidade do Estado do Alasca. Soaram sirenes de alarme por toda a costa. Não foram reportadas, até ao momento, perdas humanas ou materiais.

Em outubro do ano passado, foi também emitido um alerta de tsunami na sequência de um sismo de magnitude 7.5 ao largo da costa do mesmo Estado norte-americano, sem que se tenha constatado qualquer fenómeno do género.

O Alasca faz parte do denominado anel de fogo do Pacífico, uma área de importante atividade sísmica que se estende do Golfo do Alasca até à península russa de Kamtchatka.

A 27 de março de 1964, um abalo de magnitude 9.2 – o mais violento alguma vez registado à escala global - atingiu a região de Anchorage. Morreram então 250 pessoas.

Tópicos
pub