Alemanha. Oficial superior suspenso do Exército por propaganda neonazi

por RTP
Fabrizio Bensch, Reuters

A Bundeswher (Exército federal) suspendeu um tenente-coronel das tropas especiais por ter feito propaganda de extrema-direita nas redes sociais. O incidente vem a público poucos dias depois de serem suspensos vários polícias de Frankfurt por fazerem parte de uma célula neonazi.

Segundo notícia publicada no Bild, a Bundeswehr está a investigar as actividades políticas de um tenente-coronel do Comando de Forças Especiais (KSK). Enquanto decorre a investigação, o militar está suspenso do serviço e proibido de envergar o uniforme.

O serviço de informações militar (Militärischer Abschirmdienst, MAD) já tinha o militar desde há algum tempo em observação, por ter notado a propaganda que este levava a cabo em distintos foruns da internet. Já no posto de tenente ele fora alvo de um processo disciplinar e de um castigo devido a uma carta com ameaças a um camarada de armas.

Desta vez, segundo informações publicadas em Der Spiegel, o militar identificado como Daniel K. terá divulgado num grupo fechado de Facebook os slogans do grupo de extrema-direita conhecido como Reichsbürger.

Entre outras reivindicações daquele grupo, Daniel K. terá reproduzido aquela que aponta para a abolição do cargo de presidente da República Federal. Os Reichsbürger reclamam a abolição da própria República Federal.

Ainda recentemente, em novembro de 2018, a mesma força especial KSK vira um outro militar ser castigado e multado em 4000 euros por ter promovido uma festa de despedida de um outro camarada em que foi feita a saudação hitleriana. Os outros 70 presentes na comemoração estão agora a ser investigados por na altura terem alegado que não notaram a saudação.
pub