Amnistia acusa envolvidos no conflito do Iémen de crimes de guerra

por Lusa

Cairo, 07 out (Lusa) -- A Amnistia Internacional (AI) acusou, na terça-feira, todas as partes envolvidas no conflito no Iémen de terem cometido abusos de direitos humanos, incluindo crimes de guerra, "ao terem matado e ferido centenas de civis em ataques ilegais".

O relatório, intitulado "Caem bombas do céu dia e noite: os civis debaixo de fogo no norte do Iémen", centra a sua investigação na província de Saada, bastião dos rebeldes `houthis`, ainda que também recolha informação de outras partes do país.

A organização assegurou que a cidade de Saada, capital da província homónima, foi a que mais sofreu com os ataques da coligação liderada pela Arábia Saudita e com a complacência do Governo iemenita, que bombardeia posições dos `houthis` desde março.

A AI acusa a aliança de ter atacado alvos civis, incluindo muitas mulheres e crianças, além dos militares, e de ter "deixado a cidade e seus arredores em ruínas, forçando muita da sua população a fugir".

Critica também a coligação por tratar toda a cidade, desde 08 de maio, como um alvo militar.

"Declarar uma cidade ou província inteira como o alvo militar viola o direito humanitário internacional, que estabelece que os que levam a cabo estes ataques devem distinguir sempre entre alvos militares e civis, e devem tomar todas as medidas possíveis para evitar [atingir] a população", destaca o relatório.

A AI realizou uma investigação própria no local, documentando 13 ataques entre maio e julho em que morreram cerca de 100 civis, incluindo 55 crianças e 22 mulheres, e outras 56 pessoas ficaram feridas.

Este tipo de ataques na província da Saada tem-se repetido em todo o Iémen, segundo a AI, que denunciou também a "aparente indiferença pela vida dos civis e pelos direitos humanos", não apenas por parte dos atacantes "mas também pelo Governo iemenita reconhecido internacionalmente".

O relatório assinalou também que a coligação usou bombas de aproximadamente 900 quilos, "sabendo que provavelmente causaria morte e destruição indiscriminada muito além do seu objetivo".

ISG//MP

 

Tópicos
pub