António Guterres vê Ghouta como um inferno na Terra

por Antena 1

No Conselho de Segurança da ONU, António Guterres descreveu a situação em Ghouta Oriental, na Síria, como um inferno na Terra.

O secretário-geral das Nações Unidas apelou ainda à ajuda para a saída das cerca de 700 pessoas que precisam de tratamento médico urgente.

Em cima da mesa está a hipótese de o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovar esta quinta-feira um projeto de resolução para um cessar-fogo de 30 dias em Ghouta Oriental.

Multiplicam-se os apelos ao cessar-fogo em Ghouta Oriental e os pedidos de acesso à região para levar cuidados médicos. É por exemplo o apelo já feito pela Cruz Vermelha Internacional.

A porta-voz do alto comissariado da ONU para os Direitos Humanos também alertou para o que está a acontecer e referiu-se a eventuais crimes de guerra numa campanha monstruosa de aniquilação contra a população civil.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos, estrutura com sede em Londres, diz que desde domingo já morreram 310 civis na região de Ghouta Oriental, nos arredores de Damasco.
pub