Anulada "a maior" conferência europeia sobre os direitos humanos

por Lusa

A reunião anual da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), apresentada como "a maior" conferência europeia sobre os direitos humanos, foi anulada devido à pandemia do novo coronavírus, anunciou hoje a organização.

"Os Estados participantes decidiram por unanimidade (que a reunião anual) não se realizará em 2020 devido às circunstâncias únicas, imprevisíveis e sem precedentes ligadas à pandemia do coronavírus", indicou num comunicado a presidência rotativa albanesa do organismo, sediado em Viena.

Apresentada pela OSCE como a mais "importante conferência europeia anual sobre os direitos humanos", esta reunião junta centenas de representantes dos 57 Estados participantes, que são chamados a dialogar com os defensores dos direitos humanos.

Criada durante a Guerra Fria, em 1975, a OSCE é um fórum de negociação sobre a segurança e os direitos humanos que abrange toda a Europa, a Turquia, as antigas repúblicas soviéticas, mas também os Estados Unidos e o Canadá.

Desde meados de julho, que a OSCE, percorrida por divisões recorrentes, não tem liderança, devido a desacordos entre os Estados membros, entre os quais a Rússia, que exige um reequilíbrio Leste-Oeste das principais funções, segundo a agência France Presse.

A pandemia de covid-19, transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro na China, já provocou pelo menos 910.300 mortos e mais de 28,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, de acordo com um balanço da AFP.

Tópicos
pub