Apple, Google, Microsoft, Dell e Tesla acusadas de exploração infantil no Congo

por RTP
Cerca de dois terços do cobalto do mundo é proveniente da República Democrática do Congo Kenny-Katombe Butunka - Reuters

Uma organização de defesa dos Direitos Humanos acusou a Apple, a Google, a Microsoft, a Dell e a Tesla de “beneficiarem conscientemente” do trabalho de crianças na exploração de minas de cobalto, material usado em baterias de telemóveis e computadores, na República Democrática do Congo.

A International Rights Advocates colocou uma ação coletiva contra as cinco empresas. A denúncia alega que as empresas estão “conscientemente a beneficiar e a ajudar o uso cruel e brutal de crianças” para extrair cobalto em condições bastante perigosas.

De acordo com a International Rights Advocates, “as empresas acusadas estão cientes de que o setor mineiro do Congo depende da exploração do trabalho infantil. Além disso, as condições em que essas crianças trabalham têm sido bastante divulgadas pelos media”.

O cobalto é um componente importante nas baterias de lítio, que se encontram praticamente em todos os aparelhos eletrónicos recarregáveis. Cerca de dois terços do cobalto do mundo é proveniente da República Democrática do Congo.

O processo foi aberto anonimamente por um grupo de pessoas descritas como “guardiões de crianças mortas em túneis ou colapsos de paredes” durante a mineração, ou “crianças que foram mutiladas em tais acidentes”.

O processo afirma que as crianças são forçadas pela pobreza extrema a abandonar a escola e a trabalhar em minas de cobalto da empresa britânica Gelncore, que já tinha sido acusada de exploração de trabalho infantil.

A International Rights Advocates diz que, alegadamente, as crianças foram exploradas e feridas em várias operações de mineração ligadas às empresas Glencore, Umicore e Huayou Cobalt.
Empresas reagem

A Glencore declarou à CNN Business que está atenta as alegações do processo e que a empresa “não tolera qualquer tipo de trabalho infantil, seja ele forçado ou compulsivo”.

A empresa acrescentou que “a produção de cobalto da Glencore é um subproduto da nossa produção industrial” e que trabalha com organizações locais “para ajudar as crianças a ficar fora da exploração mineira”.

Num comunicado enviado à CNN, a Apple afirmou que está “profundamente comprometida com o funcionamento responsável de materiais que entram nos nossos produtos”.

A Dell, à semelhança da Apple, declarou que “está comprometida com o fornecimento responsável de minerais” e que preserva “os direitos humanos dos trabalhadores em qualquer nível da nossa cadeia, tratando-os com dignidade e respeito”.

A empresa acrescentou que “nunca adquirimos operações, pelo menos conscientemente, onde fosse usado qualquer tipo de trabalho involuntário, práticas fraudulentas de recrutamento ou trabalho infantil”.

Já a Google, cuja empresa mãe é a Alphabet, declarou à CNN Business: “O nosso Código de Conduta de Fornecedores proíbe estritamente essa atividade. Estamos comprometidos em fornecer todos os materiais de forma ética e eliminar a exploração do trabalho infantil nas cadeias globais”.

Esta é a primeira vez que a indústria tecnológica enfrenta uma ação legal sobre a fonte do cobalto que utiliza nos seus produtos.
Tópicos
pub