Arábia Saudita vai autorizar que as mulheres conduzam

por RTP
Casa Real da Arábia Saudita via Reuters

Um decreto emitido pelo Rei saudita ordenou a constituição de um grupo ministerial para implementar a medida até junho de 2018. A Arábia Saudita é o único país do mundo onde as mulheres ainda estão proibidas de conduzir.

A informação foi avançada pela agência de informação estatal SPA. O grupo ministerial terá de apresentar uma lista de recomendações ao rei saudita dentro de 30 dias para que a medida possa ser implementada em junho de 2018.

Vários grupos de Direitos Humanos têm feito campanha durante anos para que esse direito fosse atribuído às mulheres, mas ao longo dos últimos tempos multiplicam-se os casos de mulheres que são multadas ou presas por serem apanhadas a conduzir.

O embaixador saudita nos Estados Unidos considerou em declarações aos jornalistas que a decisão é não apenas uma profunda mudança social como também parte fundamental das reformas económicas que estão a ser operadas no reino.

“Os nossos líderes acham que a nossa sociedade está preparada [para isso]”, afirmou o príncipe Khalid bin Salman bin Abdulaziz.

De acordo com o embaixador, aprovada a nova legislação, as mulheres não precisarão de permissão de um tutor para conseguir a carta, assim como será dispensada a presença desse tutor legal na viatura enquanto conduzem.
pub