Ataque na Síria. Pelo menos 36 mortos em bombardeamento israelita

por Inês Moreira Santos - RTP
Ammar Awad - Reuters

Pelo menos 36 soldados morreram, esta sexta-feira, num bombardeamento israelita em Aleppo, que visava atingir um depósito de armas do Hezbollah libanês, perto do aeroporto. As autoridades confirmam também que há dezenas de feridos, incluindo alguns civis.

“Pelo menos 36 soldados foram mortos e dezenas ficaram feridos”, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, grupo sediado no Reino Unido.

Cinco membros do Hezbollah estarão entre os mortos, segundo as autoridades indicaram à Reuters. As mesmas fontes adiantaram que podiam estar civis entre os mortos e que algumas dezens ficaram feridos.

O Ministério sírio da Defesa já reagiu, em comunicado, e condenou os ataques aéreos israelitas que atingiram diversas áreas na zona rural de Aleppo durante a madrugada.

“A agressão resultou na morte e ferimentos de vários civis e militares e causou perdas materiais à propriedade pública e privada”, afirma o comunicado.

As forças israelitas não confirmam os ataques, mas os ataques de Israel contra alvos na Sírias acontecem desde que a guerra civil começou no país, em 2011, alegadamente para acabar com as rotas de abastecimento do Hezbollah para o Líbano.

Desde que começou o conflito entre Israel e o Hamas, na Faixa de Gaza, os ataques israelitas na Síria passaram a ser mais recorrentes.

Israel tem trocado tiros transfronteiriços quase diários com o Hezbollah, aliado do Hamas, no Líbano desde o início da guerra em Gaza. Este foi um dos ataques mais violentos de Israel, desde o início da guerra em Gaza.
Tópicos
pub