Ativistas indonésios resgatam raro orangotango albino

por RTP
Borneo Orangutan Survival

Uma orangotango fêmea albina, extremamente rara, foi resgatada, no passado dia 29 de abril, na ilha de Bornéu na Indonésia, por uma organização sem fins lucrativos. A primata era mantida em cativeiro por aldeões locais e a organização foi alertada através de um telefonema da polícia.

A orangotango fêmea de cinco anos de idade, pelos claros e olhos azuis foi encontrada pela organização,“Borneo Orangutan Survival” (BOS) na Kalimantan Central, uma pequena província da ilha de Bornéu.

A urgência no salvamento desta primata "especial" deve-se à ameaça constante que existe por parte dos proprietários locais e de algumas empresas de plantação que colocam em risco o habitat desta espécie.

Segundo a informação no site da BOS "um exame físico preliminar conduzido pela médica determinou que este é um orangotango albino: os seus pelos, olhos e cor da pele são mais pálidos do que o normal, e ela é sensível à luz". 

"Vamos continuar a observá-la e a realizar exames de saúde. Apesar de estar em cativeiro ela ainda demonstra comportamentos selvagens, o que significa que existe uma boa possibilidade da primata regressar à natureza brevemente”, acrescentou a organização.

A BOS é a maior ONG conservacionista de primatas do mundo e trabalha para o resgate, reabilitação e reintrodução dos orangotangos ao seu habitat natural desde 1991.

Os orangotangos são considerados uma espécie ameaçada pelo "World Wild Life Fund for Nature" e geralmente têm pelo castanho-avermelhado e olhos escuros.

Estes primatas são nativos da Indonésia e da Malásia e apenas são encontrados nas florestas tropicais da ilha de Bornéu e da Sumatra. São a terceira maior espécie de primata do mundo e partilham cerca de 97 por cento dos genes com o ser humano.
Tópicos
pub