Avião aterra de emergência em Madrid. Passageiros correram "risco relativo"

por RTP

Em declarações ao Telejornal, o presidente da Associação de Pilotos de Linha Aérea, Miguel Silveira, destaca que o rebentamento do pneu do avião da Air Canada causou um perigo relativo, mas que o nível de perigo poderia ter sido elevado.

O especialista explica que se tratou apenas do rebentamento do pneu, o que em si pode não ser grave, mas também pode causar danos colaterais sérios.

Nesta situação coube à tripulação tomar uma decisão crítica, tendo em conta os danos causados ao aparelho na descolagem.

O piloto decidiu, neste caso, ficar a sobrevoar a cidade de Madrid durante quatro horas para largar o combustível e assim, aterrar com menos peso.

Miguel Silveira explica que o piloto quis cumprir com a regulamentação e aterrar com um peso inferior ao peso máximo permitido para aquele avião numa aterragem.

No entanto, caso o nível de emergência fosse superior, o avião poderia ter tentado uma aterragem com qualquer peso excessivo, o que se designa de "aterragem overload".
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