Aviões israelitas lançam novos ataques em Gaza

por Lusa
O cenário de destruição é aterrador Mohammed Saber-Epa

O exército israelita voltou a fazer dezenas de ataques na Faixa de Gaza na última noite, segundo testemunhas no enclave palestiniano, enquanto grupos armados disparavam foguetes contra Israel.

Dezenas de mísseis caíram em diferentes partes do enclave palestiniano, segundo testemunharam repórteres das agências noticiosas internacionais.

Numa breve declaração, a Força Aérea Israelita disse que os seus "aviões de combate" estavam a atingir "alvos terroristas" em Gaza.

De acordo com a agência Associated Press, várias explosões abalaram a cidade de norte para sul durante cerca de 10 minutos na noite de domingo.

A mesma fonte adianta que os ataques foram mais intensos do que a série de raides aéreos ocorridos 24 horas antes.

No domingo, ataques aéreos israelitas à cidade de Gaza destruíram três edifícios e mataram pelo menos 42 pessoas, segundo médicos palestinianos, naquele que foi o ataque mais mortífero da mais recente escalada de violência no Médio Oriente.

Apesar do balanço de vítimas e dos esforços internacionais de mediação para um cessar-fogo, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, assegurou que a quarta guerra com o Hamas, que governa em Gaza, irá continuar.

O Hamas também prosseguiu, lançando foguetes a partir de áreas civis em Gaza em direção a áreas civis em Israel.

Um deles atingiu uma sinagoga na cidade meridional de Ashkelon horas antes dos serviços noturnos para o feriado judeu de Shavuot, disseram os serviços de emergência israelitas.

Pelo menos 188 palestinianos foram mortos nas centenas de ataques aéreos em Gaza, incluindo 55 crianças e 33 mulheres, e 1.230 pessoas ficaram feridas.
pub