Barco com dezenas de clandestinos naufraga em águas da Grécia

Uma embarcação com dezenas de imigrantes clandestinos a bordo naufragou esta segunda-feira ao largo da ilha grega de Rhodes. Morreram pelo menos três pessoas.

RTP /
Loukas Mastis, EPA

O jornal local Rodiaki publicou já no YouTube imagens deste novo desastre marítimo. Um primeiro vídeo mostra uma embarcação de dois mastros, repleta, a poucos metros da costa de Rhodes, no Mar Egeu. Encalhado, o navio oscila com violência.



Um vídeo posterior mostra várias pessoas sobre um pedaço do navio. Socorristas e populares procuram resgatar os imigrantes, entre os quais uma criança equipada com um colete salva-vidas.



“Recuperámos, até ao momento, três corpos – um homem, uma mulher e uma criança. As operações de busca e salvamento prosseguem”, adiantava ao final da manhã um responsável da Guarda Costeira grega, citado pela agência Reuters.

Foram resgatadas ao mar pelo menos 80 pessoas. As autoridades gregas encaminharam 23 dos sobreviventes para unidades hospitalares.

O número de imigrantes em demanda do território grego tem vindo a aumentar nos últimos dez dias. A maioria é originária da costa ocidental da Turquia. As autoridades do Estado helénico debatem-se nesta altura com a falta de infraestruturas para abrigar estas pessoas. Muitas têm por destino outros países da Europa ocidental.

c/ agências
PUB