Bilionário Tom Steyer faz campanha de 10 milhões de dólares para impeachment de Donald Trump

por RTP
Tom Steyer defende que há motivos "mais do que suficientes" para instaurar um pedido de impeachment contra Donald Trump Gary Cameron - Reuters

O bilionário e ativista ambiental Tom Steyer gastou 10 milhões de dólares num anúncio publicitário para instaurar um pedido de impeachment para Donald Trump. O argumento principal é que o Presidente estará deliberadamente a violar a Constituição Americana através da obstrução à justiça.

Apesar de um impeachment não ser algo que é decidido pelo eleitorado, Tom Steyer pede aos americanos para assinar a petição, chamando a atenção dos representantes no Congresso, que são os responsáveis por poder acusar o Presidente.

O doador democrático fornece várias razões pelas quais considera que o atual Presidente dos Estados Unidos deve ser alvo de impeachment, tais como a obstrução à justiça, o facto de estar a retirar dinheiro a governos estrangeiros e tentar fechar órgãos de comunicação social que tentam desvendar a verdade sobre ele.

Tom Steyer diz que os motivos referidos acima são "mais do que suficientes" para instaurar um pedido de impeachment a Donald Trump e que “o Congresso já realizou impeachment a outros presidentes por muito menos”.

Recorda a destituição de ex-diretor do FBI James Comey a 9 de maio de 2017. Afirma que na altura Trump obstruiu a justiça, pois tentou deliberadamente impedir o desenvolvimento de uma investigação judicial.

“Junta-te a nós e diz aos membros do Congresso que têm uma responsabilidade moral para parar o que é política e começar a fazer o que é correto”, refere Tom Steyer no anúncio.
“Quero que os americanos entendam que a voz deles ainda é o poder mais valioso deste país”, afirma Tom Steyer, em entrevista à CNN.

O bilionário defende que é necessário “dar voz aos Estados Unidos da América, porque os americanos e democratas sabem que Trump é realmente um perigo para a saúde e segurança do país”.

Devido à tentativa de impeachment por parte de Tom Steyer, o jornal Los Angeles Times veio questionar se a campanha publicitária contra o Presidente fazia parte de uma estratégia do bilionário para construir uma marca política. Para o jornal, posicionou-se como “último anti-Trump”, atingindo “democratas fora da Califórnia desesperados por ter alguém que os resgate do pesadelo político atual”.

Quando questionado pela CNN sobre a situação referida pelo Los Angeles Times, o bilionário explicou que não coloca fora de questão a possibilidade de concorrer a um cargo político, no entanto, considera que o mais urgente é retirar Donald Trump do poder.

Referindo-se a ele mesmo como “cidadão comum” na campanha publicitária, Tom Steyer pede aos representantes no Congresso que façam o que é moral e trabalhem para derrubar Trump, que a seu ver é um “perigo claro e presente, mentalmente instável e armado com armas nucleares”.

Até à data a petição de Tom Steyer para instaurar um pedido de impeachment para Donald Trump teve 1.227.337 assinaturas na página oficial da petição.
Tópicos
pub