Brasil envia ajuda humanitária para o Chile e Turquia

por Lusa

O Governo do Brasil anunciou hoje que vai enviar ajuda humanitária para o Chile, devido aos incêndios florestais que afetam o país, e à Turquia para ajudar nos esforços de busca e salvamento das vítimas do terramoto.

Para o Chile, o Presidente brasileiro, Lula da Silva, autorizou o envio de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) equipada para o combate aos incêndios, e correspondente equipa, além de veículos, equipamentos e materiais, de acordo com um comunicado da presidência.

Este contingente irá reforçar a ação de 60 socorristas disponibilizados pelos ministérios da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). O Governo brasileiro vai disponibilizar ainda seis especialistas "em comportamento do fogo".

Os quase 300 incêndios florestais que afetaram o centro e o sul do Chile causaram pelo menos 24 mortes, queimaram quase 300.000 hectares e destruíram 1.100 casas, deixando 3.000 pessoas deslocadas.

Para a Turquia, de acordo com a mesma nota, o Governo brasileiro anunciou o envio de uma equipa humanitária brasileira de busca e resgate urbano "integrada por 26 especialistas do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, outros seis do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e mais seis do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo".

"A equipe humanitária brasileira seguirá para Adana, região próxima ao epicentro daqueles terremotos", lê-se.

O abalo de segunda-feira, com uma magnitude de 7,8, seguido de várias réplicas, devastou o sudeste da Turquia e o norte da Síria.

Mais de 11.200 pessoas morreram nos dois países, segundo um balanço provisório das autoridades locais.

Tópicos
pub