Brexit. Multidões reúnem-se em Londres e outras cidades contra planos de Johnson

por RTP
Reuters

Multidões estão a reunir-se em Londres e noutras grandes cidades para protestar contra a decisão do primeiro-ministro, Boris Johnson, de suspender o parlamento britânico no âmbito do período de dois meses que antecede o prazo do ´Brexit´.

Os manifestantes reuniram-se perto do número 10 de Downing Street, no centro de Londres, e em Belfast, York e outras cidades para mostrarem a determinação de bloquearem um ´Brexit´ “sem acordo”.

As multidões foram galvanizadas pela decisão de Johnson encerrar o parlamento por várias semanas quando se esperava um debate sobre os planos do ´Brexit´.

Em Londres, canta-se “Boris Johnson tem vergonha”. O movimento de contestação está a ser impulsionado pelo grupo de campanha anti-Brexit, conhecido por "Outra europa é possível".

O plano do primeiro-ministro tem também a oposição de alguns no parlamento, que planeavam introduzir legislação esta semana para prevenir uma saída desordenada da União Europeia. O líder trabalhista Jeremy Corbyn pediu aos parlamentares que se juntem às manifestações e se oponham à paralisação do Parlamento. Mais de um milhão e meio de pessoas já assinaram uma petição contra o plano de Johnson.

O encerramento do parlamento por Johnson está também a ser alvo de três processos judiciais separados.

Na sexta-feira, o primeiro-ministro britânico avisou os deputados que travar o ‘Brexit' a 31 de outubro "causará danos duradouros à confiança das pessoas na política" e alegou que a ameaça de saída sem acordo facilita as negociações com Bruxelas.

c/Lusa
Tópicos
pub