Buffalo. Polícias suspensos depois de terem derrubado violentamente homem de 75 anos

por RTP
Momento em que o homem é empurrado por dois polícias Twitter WBFO

Dois polícias do Buffalo, cidade do Estado de Nova Iorque, foram suspensos depois de terem sido reveladas imagens da forma como actuaram na rua. Um vídeo partilhado no Twitter pela estação de rádio local WBFO revelou a violência com que empurraram um homem de 75 anos que caiu no chão inanimado.

A polícia foi chamada a intervir depois de ter sido declarado o recolher obrigatório na cidade. 

Conforme as autoridades passavam pela praça do Niagara, precisamente frente à Câmara Municipal, um homem de 75 anos aproximou-se de forma calma dos polícias questionando-os sobre algo que não se percebe.

Ouve-se então outros elementos da polícia a gritarem para o afastarem. Dois deles empurram-no e o homem acaba por cair de costas. Fica inanimado no chão, a sangrar. 

De acordo com a estação local WBFO o homem foi depois socorrido por dois médicos e levado para o hospital de ambulância. 

Estava esta quinta-feira à noite em estado grave mas estável. As últimas informação indicam que vai recuperar.

O vídeo em causa foi publicado no Twitter pela WBFO. Pouco depois, o comissário da polícia do Buffalo ordenava a suspensão imediata de dois dos polícias envolvidos no incidente.

Também o presidente da Câmara da cidade reagiu ao vídeo, afirmando que estava "profundamente perturbado".

E até o Governador do Estado de Nova Iorque reagiu ao afirmar que a atitude da polícia tinha sido "totalmente injustificada e vergonhosa".
pub