“Burning Secret”: Argumento perdido de Kubrick encontrado após 60 anos

por RTP
Stanley Kubrick no set do filme "A Clockwork Orange" Stanley Kubrick - Twitter

Um argumento de Stanley Kubrick, cineasta conhecido por clássicos do cinema como "2001: Uma Odisseia no Espaço" e "Laranja Mecânica", foi descoberto depois de 60 anos. O texto de "Burning Secret" foi descartado no final da década de 1950, após os estúdios de cinema dizerem que era muito controverso.

O argumento do  filme "Burning Secret", que nunca chegou a ver a luz do dia, foi descoberto por um professor de cinema. Abrams estava a investigar o último filme de realizador, “Eyes Wide Shut”, quando se deparou com o argumento perdido. Nathan Abrams, da Universidade de Bangor, disse que a nova descoberta foi "fantástica".

"O filho de um colaborador de Kubrick, que deseja continuar anónimo neste momento, mostrou-me uma cópia", disse o professor, que é diretor de investigação da School of Creative Studies and Media da Universidade do Norte do País de Gales.

O estudante de cinema disse que algumas biografias e arquivos sobre Kubrick faziam referência ao argumento. "O que ninguém sabia era se tinham realmente escrito um argumento e terminado - e agora sabemos a resposta para essa pergunta e temos um argumento completo", disse o professor.

“Burning Secret” é uma adaptação de uma novela de 1913 do escritor austríaco Stefan Zweig, escrita por Kubrick em 1956 com o romancista Calder Willingham. O argumento pega no romance judaico vienense original e adapta-o à América contemporânea de Kubrick.

A adaptação conta a história de um vendedor de seguros que cria laços de amizade com um menino de 10 anos, para que possa seduzir a mãe da criança.

"Eu diria que o que podemos ver uma ligação direta entre este filme, entre Lolita, Barry Lyndon, The Shining e Eyes Wide Shut”, disse o Professor Abrams.

"Elementos deste filme, que embora não tivesse sido feito, alimentaram outros dos seus filmes. Podemos traçar o seu pensamento ao longo de 40 anos”, acrescentou.

O projeto do filme “Burning Secret” foi descartado após especulações de quebra de contrato, quando a MGM descobriu que Kubrick estava a trabalhar no filme “Paths of Glory” com o autor Willingham. 

Para além disso, teria sido difícil levar uma história de adultério e uma relação ambígua com uma criança às salas de cinema nos anos 50.

"Ele trabalhou nisto e estava muito empolgado, segundo o seu sócio produtor na época, James B Harris", afirmou. "Foi o estúdio que anulou o projeto", adicionou.

Tópicos
pub