Cabo Verde quer alargar parceria especial com a União Europeia

por Lusa

Praia, 02 jun (Lusa) - Investimento, crescimento e emprego, reformas institucionais e a problemática dos oceanos são os três novos pilares que Cabo Verde quer introduzir na sua parceria especial com a União Europeia, disse hoje o ministro das Relações Exteriores cabo-verdiano.

Luís Filipe Tavares falava à agência Lusa, na cidade da Praia, no final de uma conversa com representantes de órgãos de comunicação social sobre o turismo e segurança no país, e a dois dias de iniciar um períplo por três países europeus, incluindo Portugal, para, entre outros assuntos, pedir apoio aos novos pilares da Parceria Especial.

A União Europeia e Cabo Verde celebraram em maio 10 anos da Parceria Especial, que é regulada por seis pilares, nomeadamente a boa governação, segurança e estabilidade, integração regional, convergência técnica e normativa, sociedade da informação e do conhecimento, luta contra a pobreza e desenvolvimento.

Mas Cabo Verde pretende alargar a cooperação a outras áreas que considera importantes para o seu desenvolvimento, como investimento, crescimento e emprego, reformas institucionais e a problemática dos oceanos.

O ministro chega na segunda-feira a Espanha, onde o ponto alto será a assinatura de um acordo para evitar a dupla tributação entra Cabo Verde e aquele país europeu.

"É um acordo importante para os investimentos espanhóis em Cabo Verde e para os cabo-verdianos em Espanha", salientou Luís Filipe Tavares, adiantando que o arquipélago quer reforçar com a Espanha as áreas da defesa e da segurança.

O governante segue depois para a Itália, também para dialogar com as autoridades locais sobre a Parceira Especial, e "pedir o apoio" às pretensões de Cabo Verde.

"Vamos falar também do relançamento da cooperação bilateral entre os nossos dois países", indicou o chefe da diplomacia cabo-verdiana, pretendendo relançar a cooperação em áreas como a proteção civil, economia marítima, promoção de investimentos.

O ministro termina a sua visita em Portugal, onde vai acertar a data para a sua audição no parlamento português, a convite de todos os deputados, para falar sobre os 10 anos da Parceria Especial com a UE.

A audição do governante cabo-verdiano foi aprovada pela comissão parlamentar de Assuntos Europeus e poderá ocorrer ainda na atual sessão legislativa, antes das férias de verão.

Luís Filipe Tavares já tinha deslocado a vários outros países europeus, para pedir apoio a todos para o alargamento da parceria.

"No final teremos feito os 27 países da União Europeia, no sentido de pedir o apoio de todos à pretensão de Cabo Verde de alargamento e aprofundamento da parceria especial", projetou.

A UE e Cabo Verde celebraram recentemente 10 anos da Parceria Especial, a única do género no continente africano, que abrange várias áreas e cujo último apoio orçamental é de 50 milhões de euros.

Tópicos
pub