Campanha eleitoral para as legislativas arranca no Japão

por Lusa
Fumio Kishida é o principal favorito a vencer as legislativas do próximo dia 31 de outubro Carl Court-Epa

A campanha para as eleições gerais no Japão, no fim deste mês, arrancou esta terça-feira, durante a qual o atual primeiro-ministro, Fumio Kishida, do Partido Liberal Democrático (LDP), vai tentar renovar o mandato.

Em 31 de outubro os eleitores japoneses vão ser chamados a escolher 456 representantes para a câmara baixa do parlamento (Dieta), para uma legislatura de quatro anos.

O ex-primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga demitiu-se da liderança do LDP, no final de setembro, na sequência da pior vaga da pandemia de covid-19 no país, e a corrida à liderança do partido levou à eleição de Kishida, que assumiu a chefia do Governo nipónico, em 4 de outubro.

Suga, de 72 anos, chegou ao poder em setembro do ano passado para substituir Shinzo Abe, forçado a demitir-se por razões de saúde.

A popularidade de Suga caiu a pique devido à gestão da covid-19 no país e à decisão de realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos em Tóquio, este verão, contra a vontade da maioria da opinião pública japonesa.

Atualmente, o país já superou a pior vaga de casos, com uma taxa de vacinação superior a 65% da população.

Embora não seja o partido mais popular, o LDP governa o Japão desde o fim da Segunda Guerra Mundial, com exceção de um período de dez meses nos anos 1990 e de três anos, entre 2009 e 2011, e é apontado como o favorito à vitória, consolidando Kishida no cargo de primeiro-ministro.
pub