Candidato da oposição ganha eleições em Istambul

| Mundo
Candidato da oposição ganha eleições em Istambul

Foto: Epa

O candidato da oposição Ekrem Imamoglu ganhou no domingo, de novo, as eleições municipais em Istambul, após a anulação de uma primeira votação, infligindo ao Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, o pior revés eleitoral em 17 anos.

Segundo resultados preliminares divulgados pela agência Anadolu, quando estão contados cerca de 99 por cento dos votos, Imamoglu obteve 54,03 por cento contra 45,09 do candidato apoiado por Erdogan, o antigo primeiro-ministro Binali Yildirim.

Estas eleições decorreram quase três meses após as municipais de 31 de março, ganhas também por Imamoglu, mas por apenas 13 mil votos, quando agora terá obtido uma vantagem de 777 mil votos em relação ao seu rival.

O resultado das eleições de março foi invalidado depois de um recurso do partido islamo-conservador do Presidente, AKP, que alegou irregularidades.

Erdogan já felicitou o candidato da oposição, assinalando que aceita o resultado das eleições.

O correspondente da Antena 1 na Turquia, José Pedro Tavares, acompanhou todo o o processo eleitoral e faz a leitura dos resultados.

A informação mais vista

+ Em Foco

Foi há 50 anos que o Homem partiu para a Lua. De Cabo Canaveral, nos EUA, seguiram três astronautas para colocar os nomes na história da humanidade.

Ouvido pela RTP, o artista chinês mostra-se convicto de que Hong Kong e Macau não serão, no futuro, controlados pela China.

Começa a legislatura do Parlamento Europeu saído das últimas eleições. Conheça aqui os eurodeputados portugueses e as suas prioridades.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.