Caricaturas de Maomé exibidas em cartazes na segunda cidade checa

por © 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Praga, 20 Mar (Lusa) - Vários dezenas de cartazes mostrando uma das caricaturas do profeta Maomé, surgidas pela primeira vez em 2005 na Dinamarca, foram recentemente afixados em Brno (Leste), para grande descontentamento do Ministério dos Negócios Estrangeiros, noticiaram quarta-feira os media.

Os cartazes, que mostram o Profeta, com a cabeça coberta por um turbante em forma de bomba, são acompanhados por um texto "A Liberdade não é gratuita" e assinado por um grupo desconhecido baptizado "Amigos da liberdade da palavra".

"Isso nada tem a ver com a liberdade da palavra", reagiu quarta-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros checo, Karel Schwarzenberg, no site de informação www.idnes.cz, denunciando "a intolerância e a agressividade daqueles que os afixaram".

Num comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros condenou todas as acções destinadas a incitar o ódio religioso, racial ou étnico.

A polícia de Brno abriu um inquérito. A publicação das caricaturas em Setembro de 2005 na Dinamarca causou uma onda de protestos no mundo muçulmano em Janeiro e Fevereiro de 2006.

Com 10,2 milhões de habitantes, a República Checa tem cerca de 400 muçulmanos de origem checa e 20.000 entre os estrangeiros que trabalham e vivem no país.

O país tem duas mesquitas, situadas em Brno, segunda cidade do país.

As autoridades retiraram os cartazes quarta-feira, noticiou a agência CTK num despacho datado de Brno.

pub