Casa Branca considera que atual dinâmica é favorável a Guaidó

| Mundo

O conselheiro para a segurança nacional da Casa Branca, John Bolton, considerou hoje que atual dinâmica na Venezuela permanece favorável ao líder da oposição Juan Guaidó, ao prever novas possíveis adesões de militares.

O Governo de Nicolás Maduro "não procurou deter Guaidó e encerra a Assembleia nacional, da oposição, por uma razão: se Maduro desse essa ordem, não seria cumprida", assegurou Bolton em entrevista à cadeia televisiva ABC News.

"Existem grandes discussões entre os membros da Assembleia Nacional [dirigida por Guaidó] e o exército da Venezuela a propósito do que se poder passar, e como poderão apoiar a oposição", garantiu.

Juan Guaidó regressou na segunda-feira à Venezuela sem ser detido pelas autoridades, e quando Maduro tinha advertido que deveria comparecer perante a justiça por ter desrespeitado a proibição de saída do território.

"Penso que a dinâmica está do lado de Guaidó", acrescentou Bolton.

A Venezuela está fraturada por uma luta pelo poder entre o Presidente bolivariano Nicolás Maduro e o chefe da oposição Juan Guaidó, autoproclamado em janeiro presidente interino e reconhecido por cerca de 50 países, incluindo os Estados Unidos que o apoiam de forma muito consistente.

Os dois rivais reuniram no sábado milhares de apoiantes em Caracas durante manifestações paralelas, e quando o país ainda permanece afetado por uma enorme falha de eletricidade.

"Não desejo nada de mal" a Maduro, declarou ainda John Bolton. "Espero que o seu futuro consista em viver numa praia agradável longe da Venezuela", disse.

Tópicos:

Guaidó,

A informação mais vista

+ Em Foco

A Festa dos Tabuleiros regressa às ruas da cidade de Tomar. Um longo desfile em que 750 tabuleiros são transportados por mulheres.

    Os líderes europeus não chegaram a acordo sobre quem deve liderar a União nos próximos cinco anos.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.