Catalunha. Penas pesadas motivaram os protestos

por Antena 1

Em Barcelona, foi o caos no aeroporto durante o dia de segunda-feira. Uma centena dos mil voos previstos foi cancelada. Para esta terça-feira prevê-se um cenário idêntico. Pelo menos 20 voos também não devem sair do aeroporto.

Milhares de passageiros não conseguiram chegar ao aeroporto devido aos protestos que obrigaram a polícia a vedar o terminal 1.

Protestos relacionados com a condenação a penas de prisão de vários líderes independentistas catalães por causa da tentativa de independência da Catalunha.

Nove dos 12 arguidos foram condenados a penas de prisão efetiva entre os 9 e os 13 anos.


A situação na Catalunha mereceu a intervenção de Pepe Guardiola. O treinador catalão do Manchester City diz que a sentença é um ataque aos direitos humanos e acusa o governo de Madrid de autoritarismo

Num vídeo com um pouco mais de dois minutos, em inglês, promovido pela plataforma “Tsunami Democrático”, que lidera os protestos contra a sentença desta segunda do Supremo Tribunal Espanhol, Guardiola diz que a luta não vai terminar.

Para o comentador de assuntos internacionais, Filipe Vasconcelos Romão, estas foram penas pesadas, o que motivou os protestos.