Chefe dos serviços secretos russos morre "de doença"

por RTP
Igor Korobov DR

O coronel-general Igor Korobov, de 62 anos, morreu "na sequência de uma doença prolongada e grave". O seu antecessor à cabeça do GRU morreu há dois anos, de ataque cardíaco segundo uma versão oficial entretanto contestada.

Segundo comunicado do Ministério da Defesa russo, citado pela cadeia de televisão Russia Today, Korobov morreu de "uma doença prolongada e grave". Tinha recebido no ano passado a mais alta condecoração russa.

Ainda no princípio deste ano Korobov estivera nos Estados Unidos com uma delegação do GRU (Directório de Inteligência Militar), que foi contestada por vários senadores norte-americanos, mas justificada pelo então ainda chefe da CIA, Mike Pompeo, alegando a importância da cooperação entre as secretas dos dois países no combate ao terrorismo.

Sob a sua liderança e sob a anterior, os serviços secretos russos apareceram associados a alegadas interferências nas eleições de outros países, nomeadamente os EUA, a ciberataques diversos e a casos como o atentado no Reino Unido contra o ex-espião russo Sergei Skripal e sua filha.

Korobov é o segundo chefe do GRU a morrer em dois anos. Antes da sua, fora explicada como resultando de um ataque cardíaco a morte, em 2016, do coronel-general Igor Sergun. Esta versão do Ministério da Defesa russo era, contudo, posta em dúvida pela firma de investigação norte-americana Stratfor, que sustentava ter a morte de Sergun ocorrido durante uma missão no Líbano.
pub