Cheias no Texas já mataram mais de 70 pessoas

por Mariana Ribeiro Soares - RTP
Dustin Safranek - EPA

O número de mortos nas inundações repentinas no Texas continua a aumentar e está já perto dos 80. Há ainda vários desaparecidos, incluindo 11 das 27 meninas que estavam num acampamento de férias.

Larry Lethia, xerife do condado de Kerr, o mais atingido, reportou 68 vítimas nesta região, incluindo 28 crianças. Para além disso, foram registadas dez mortes em condados vizinhos, enfatizou o governador do Texas, Greg Abbott, citado pela AFP.

Há ainda vários desaparecidos, mas as autoridades não conseguem avançar com um número. Entre os desaparecidos estão onze das 27 meninas que estavam num campo de férias.
O governador do Texas disse no sábado à noite que o acampamento foi "terrivelmente devastado" pelas inundações do rio Guadalupe, “de uma forma nunca antes vista em qualquer desastre natural”.

"Não vamos parar até encontrarmos todas as meninas que estavam nessas tendas", disse Abbott nas redes sociais.

As autoridades disseram no sábado que mais de 850 pessoas foram resgatadas, incluindo algumas agarradas a árvores, depois de uma tempestade repentina ter despejado até 38 centímetros de chuva na região. A tempestade fez com que as águas do rio subissem oito metros em apenas 45 minutos antes do amanhecer.
Trump assina declaração de desastre
O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou este domingo que assinou uma declaração de desastre para o condado de Kerr. Após este anúncio, a Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA) foi ativada no Texas.

“Estamos atualmente a mobilizar recursos federais de gestão de emergências para os primeiros socorristas do Texas e trabalharemos em estreita colaboração com as autoridades estaduais e locais para garantir que o povo do Texas receba o apoio necessário enquanto os esforços de busca continuam e a reconstrução começa”, disse a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, em comunicado.




Para além disso, Donald Trump também declarou as inundações no Texas como um grande desastre sob a Lei Stafford.

"Autorizei o auxílio federal e a assistência à recuperação na área afetada", lê-se numa carta assinada e publicada nas redes sociais por Trump ao governador do Texas, Greg Abbott. "Assistência individual e assistência pública serão fornecidas”, acrescenta.

Este domingo é esperada mais chuva e o Serviço Meteorológico Nacional estendeu mesmo o “alerta de inundação” para as 19h00 (hora local).


"São possíveis volumes adicionais de chuva de 6 a 10 centímetros”, alerta o Serviço Meteorológico.
PUB