China acredita que a UE pode aproveitar os seus desafios para se tornar "mais madura"

por Lusa

A China apoiou hoje a inclusão da União Europeia (UE) e considerou que os problemas que esta enfrenta, como o "Brexit" ou a ascensão de partidos que se opõem à integração europeia, podem torná-la "mais madura".

"Acreditamos que os desafios que a Europa enfrenta atualmente podem resultar numa oportunidade para que a UE se torne mais madura", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi, em conferência de imprensa.

A UE enfrenta um período de dúvida, devido à saída do Reino Unido do espaço comum e a ascensão, em vários países membros, de partidos que se opõem ao euro e à própria UE.

"A China continuará a apoiar a integração europeia e esperamos ver uma UE mais unida, estável e próspera", acrescentou o responsável chinês.

Wang sublinhou a "posição estratégica e o papel importante" que desempenha a UE e insistiu que Pequim conta com esta para trabalhar na solução de conflitos internacionais e na dinamização da economia global.

O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês disse ainda estar disposto a continuar a trabalhar com Bruxelas para "solucionar as preocupações legítimas" de ambas as partes na sua relação bilateral.

Tópicos
pub