Ciclone Mora obriga à retirada de 450 mil pessoas no Bangladesh

por Lusa

O ciclone Mora atingiu hoje o Bangladesh, com ventos de até 135 quilómetros por hora, danificando milhares de casas e obrigando à retirada de 450 mil pessoas das zonas costeiras.

O ciclone tocou terra no sudeste do país, entre as cidades de Chittagong e Cox`s Bazar, pelas 06:00 (01:00 em Lisboa), segundo um boletim do departamento de meteorologia, que emitiu um alerta de nível máximo para o litoral do país.

Nenhuma vítima foi reportada até ao momento.

O governo do Bangladesh providenciou abrigo a 450 mil habitantes da região afetada, acabando por rever em baixa a sua estimativa de retirar um milhão de pessoas, depois de a tempestade tropical ter chegado com menos força do que o esperado.

"Foram retiradas para menos 400 abrigos, escolas e [edifícios] das administrações das regiões costeiras", declarou Golam Mostofa, alto responsável que coordenou a operação de retirada.

Um responsável da comunidade rohingya testemunhou os danos nos campos de refugiados do distrito de Cox`s Bazar, onde vivem 300.000 membros daquela minoria apátrida muçulmana, perseguida na vizinha Birmânia.

"Cerca de 20.000 casas nos campos de refugiados rohingya ficaram danificados pela tempestade", disse Abdus Salam à agência noticiosa francesa AFP.

"Em alguns lugares, quase todas as cabanas, feitas de chapa, bambu e plástico, ficaram destruídas. Há algumas pessoas feridas mas não houve nenhuma morte", descreveu.

Tópicos
pub