Cimeira na Turquia apela para cessar-fogo duradouro na província de Idlib

por Lusa

Istambul, 27 out (Lusa) -- Os líderes da Turquia, Rússia, França e Alemanha apelaram hoje para a manutenção do cessar-fogo em vigor na província síria de Idlib, no final de uma cimeira realizada hoje em Istambul, na Turquia.

A cimeira "insistiu na importância de um cessar-fogo duradouro em Idlib, sublinhando a necessidade de prosseguir na luta contra o terrorismo", segundo a declaração final da cimeira lida pelo Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

A cimeira reuniu na Turquia, além de Erdogan, os presidentes russo Vladimir Putin e francês Emmanuel Macron, e a chanceler alemã Angela Merkel.

"Contamos com a Rússia para exercer uma pressão muito clara sobre o regime, que lhe deve a sua sobrevivência" a fim de garantir "um cessar-fogo estável e duradouro em Idlib", disse, por seu lado, o Presidente francês, Emmanuel Macron, numa conferência de imprensa após o encontro.

A Turquia e a Rússia concluíram no mês passado um acordo que permitiu evitar uma ofensiva de grande dimensão do regime do Presidente sírio Bashar al-Assad sobre Idlib, o último grande bastião da oposição na Síria.

Mas, nos últimos dias, registaram-se vários confrontos e ataques do regime, que na sexta-feira fizeram sete mortos, o balanço mais elevado depois da entrada em vigor do cessar-fogo.

Na declaração final, os quatro dirigentes apelaram também para a criação "antes do fim do ano" de um comité constitucional encarregado de elaborar uma nova Constituição para a Síria.

Os quatro países pediram ainda que "seja assegurado o acesso rápido, seguro e sem restrições das organizações humanitárias ao território sírio".

Segundo a declaração final da cimeira, os quatro países "sublinharam a necessidade de criar em todo o país condições que permitam o regresso voluntário e em segurança dos refugiados".

Desde 2011, o conflito na Síria causou 360 mil mortos e milhões de refugiados e deslocados.

Tópicos
pub