Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Clima. Vacas ensinadas a usar latrinas para reduzir emissões de gases poluentes

por RTP
Os ruminantes envolvidos na experiência tiveram um desempenho semelhante ao de crianças quando são ensinadas a utilizar o bacio. Siphiwe Sibeko - Reuters

Numa altura em que as alterações climáticas são uma preocupação crescente, são vários os cientistas e agricultores a tentarem encontrar soluções económicas para tornar o consumo de carne mais verde. Numa tentativa de reduzir o impacto das emissões de amoníaco e metano produzidas pelas vacas, um grupo de investigadores alemães treinou-as a fazerem as necessidades em latrinas.

Neste momento, a agropecuária é a maior fonte de emissões de amoníaco e metano, sendo que o gado contribui para mais de metade do valor total. Só na Europa, cerca de 90 por cento das emissões de amoníaco vêm da agricultura, segundo uma investigação recente.

Embora o amoníaco proveniente dos dejetos e urina das vacas não contribua diretamente para as alterações climáticas, quando este composto químico é misturado com o solo converte-se em óxido nitroso, um gás com efeito de estufa.

O óxido nitroso é o terceiro gás mais poluente do planeta, sendo apenas superado pelo metano - que as vacas também produzem - e pelo dióxido de carbono, e contamina o solo e as águas.

Por esta razão, um grupo de cientistas do Instituto de Investigação para a Biologia dos Animais de Quinta, na Alemanha, e um da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, tiveram a ideia de ensinar bezerros a utilizarem espaços próprios para defecar e urinar, num processo a que chamaram de “treino MooLoo”.

O gado usado para reprodução e consumo produz entre 29 a 40 quilogramas de fezes e cerca de 30 litros de urina diariamente, estando livre para libertar as suas necessidades onde e quando quiser.

“As pessoas costumam assumir que o gado não é capaz de controlar as suas fezes ou urina”, começou por explicar em comunicado Jan Langbein, coautora do estudo publicado na revista científica Current Biology.

“Mas por que razão não podem [as vacas] aprender a utilizar uma casa de banho? Os animais são muito inteligentes e conseguem aprender muita coisa”, escreveu a investigadora.
Bezerros tiveram desempenho semelhante ao de crianças
Na primeira fase do treino MooLoo, os ruminantes foram colocados numa latrina fechada. Sempre que urinavam, era-lhes dada uma recompensa - normalmente, água com açúcar ou cevada triturada.

“Quando começámos a deixá-los ir para o exterior, os vitelos dirigiam-se à casa de banho para receberem a sua recompensa. Mas rapidamente aprenderam que apenas havia recompensa caso urinassem”, explicou à CNN Neele Dirksen, a primeira autora do estudo.

Para encorajar ainda mais as vacas bebés a usarem a latrina, os investigadores criaram um mecanismo dissuasor. “Começámos por utilizar auriculares nos ouvidos dos bezerros para reproduzir um som muito desagradável sempre que elas urinavam no exterior”, elucidou Langbein.

“Pensámos que isto castigava os animais, mas eles não quiseram saber. Entretanto, descobrimos que um jato de água suave funcionava melhor”.

Os vitelos que entraram nesta experiência foram treinados cerca de 45 minutos dia sim, dia não. Após dez dias de treino, a equipa concluiu que 11 dos 16 animais tinham sido treinados com sucesso, o que foi considerado um bom resultado.

Segundo os investigadores alemães e neozelandeses, os ruminantes tiveram um desempenho semelhante ao de crianças quando são ensinadas a utilizar o bacio.
pub