Conferência dos Oceanos. FAO apela à luta mundial contra pesca ilegal e não declarada

por RTP

Em entrevista à RTP por ocasião da Conferência dos Oceanos, a diretora-adjunta da Organização da Alimentação e Agricultura (FAO - Food and Agriculture Organization) destaca a importância de uma gestão sustentável dos recursos marinhos.

Maria Helena Semedo revelou que os países de língua portuguesa, com o apoio da FAO, vão assinar um acordo especial para evitar a pesca ilegal nas suas zonas marítimas.

Este entendimento será "um grande avanço" desta conferência dos Oceanos, sublinhou.

A responsável admitiu ainda que poderá haver regiões do mundo com deficiências alimentares devido à sobrepesca e sobreexploração dos recursos.

Maria Helena Semedo assinalou que o consumo de pescado per capita aumentou exponencialmente nas últimas décadas, sobretudo devido à aquacultura, uma área em que tem de haver "precauções" para que a pesca seja sustentável.

A questão da sustentabilidade é ainda mais relevante quando se fala da segurança alimentar de alguns países, nomeadamente das ilhas, em que 50 por cento dos alimentos são de recursos aquáticos.

Por outro lado, a diretora-adjunta da FAO destacou a importância de manter a saúde dos ecossistemas marinhos, para que possa continuar a haver recursos marinhos de boa qualidade, livres de poluição e plástico.
pub