Conhecido contador de histórias promove leitura em escolas americanas

por RTP
DR

Conhecido em Portugal, Jorge Serafim visita os EUA numa iniciativa de promoção da leitura em língua portuguesa e a convite da CEPE-EUA, em articulação com a rede diplomática e consular nos EUA.

Do programa constam visitas a escolas comunitárias portuguesas e escolas públicas americanas, onde se ensina a Língua Portuguesa, bem como bibliotecas públicas, clubes e associações portugueses.

O contador de histórias e autor de literatura infanto juvenil já tem um percurso experiente na área da promoção do livro e da leitura. Há cerca de 20 anos que vai dando a conhecer - percorre o país de lés a lés - levando “a arte milenar da palavra nua, bela e crua” a escolas, bibliotecas públicas, centros de dia, feiras do livro, auditórios, centros culturais, festivais de teatro. 


No mapa da narração já passou por Espanha, Argentina, Cabo Verde, Macau, Canadá e Luxemburgo. Agora, está presente nos EUA, onde também é conhecido pela presença nos écrans de televisão e nas ondas da rádio (humorista/Stand Up Comediant), e vai dar a conhecer um pouco das suas histórias rocambolescas onde habitam personagens caricatas, em cenários imaginários e com uma “pitada de absurdo e duas de imprevisto”, não esquecendo a constante “sátira aos bons, maus e ruins costumes”, como faz questão de sublinhar.

Jorge Serafim participou em diversos formatos televisivos (SIC, RTP1 e na RTP2) e conta com diversas obras já publicadas:

- O Corvo Branco, teatro para a infância;
- O Amor é solúvel na água, teatro;
- A.Ventura, poesia, edição de autor;
- A Sul de Ti, poesia, edição de autor;
- Estórias do Serafim, humor, texto editores;
- Sonhar ao Longe, infantil, edições OPERAOMNIA;
- A Minha Boca Parece um Deserto, infantil juvenil, edição de autor;
- Não há seda nas lembranças, romance, Âncora Editora, 2015;
- O Afinador de Memórias, edição de autor, 2017.


Jorge Serafim nasceu em 1971 e é natural de Beja. Foi funcionário da Biblioteca Municipal durante 12 anos, no setor infanto juvenil, exercendo funções na área da promoção do livro e da leitura. Foi ator nas companhias de teatro Lêndias D'Encantar (que fundou) e Arte Pública.

A iniciativa é promovida pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., pela Coordenação do Ensino de Português nos EUA, pelo Centro de Língua Portuguesa Camões/UMass Boston, pela Rede diplomática e consular nos EUA, e ainda pela Biblioteca Casa da Saudade (New Bedford).


Com esta visita aos EUA, as crianças e adultos que assistam e ouçam as narrações em Língua Portuguesa terão certamente a boa disposição e o humor garantidos deste conhecido autor e humorista.
pub