COP26. Cimeira do clima entre metas de redução de emissões de gases poluentes e ausências importantes

por RTP

A cimeira junta os líderes de quase todo o mundo com o objetivo de acelerar a redução das emissões de gases poluentes. Quase todos porque a China, a Rússia, o Brasil são países ausentes, apesar de serem grandes poluidores.

Atingir as metas ambientais que o Acordo de Paris desenhou há seis anos para controlar o aquecimento global vai ser tarefa difícil de cumprir.

Uma cimeira crucial para concretizar as metas de redução de emissões poluentes mas as expectativas são baixas.

Alguns dos principais decisores mundiais nesta matéria estão ausentes. Os trabalhos começaram, mas é hoje o aranque da cimeira com os líderes internacionais.

Os escoceses estão divididos entre a importância da cimeira do clima e o transtorno causado em Glasgow, a maior cidade escocesa que acolhe a cimeira.

A cimeira tem ainda como objetivos o compromisso dos mais ricos em financiar os países mais pobres a fazerem a transição energética e um novo acordo sobre o mercado de licenças de emissões poluentes, o mercado do co2.

O primeiro-ministro português anunciou no fim de semana que não estaria presente.

A abertura acontece ao meio dia com as boas vindas de um dos anfitriões da cimeira do clima Boris Johnson. O primeiro-ministro britânico promete reclamar dos líderes mundiais menos conversa e mais ação.

O presidente dos Estados Unidos já censurou a Rússia e a China por não se comprometerem a sério com as alterações climáticas. Biden considera muito dececionante a atitude dos dois países, em declarações feitas no final da cimeira do G20, em Roma.

Os líderes do G20 comprometeram-se em conter o aumento da temperatura no planeta em um grau e meio.

pub