Coreia do Norte acusa Biden de manter uma "política hostil" em relação ao seu programa nuclear

por Mariana Ribeiro Soares - RTP
Reuters

Os EUA anunciaram no sábado que concluíram a revisão estratégica sobre a Coreia do Norte, cujo objetivo continua a ser a "desnuclearização completa da península coreana". Em resposta, Pyongyang acusa o Presidente norte-americano de procurar manter uma "política hostil" e prometeu uma "resposta adequada", antecipando uma "situação muito grave" para os EUA.

No início desta semana, numa sessão conjunta que marcou os 100 dias de Joe Biden na Casa Branca, o Presidente dos Estados Unidos afirmou que o programa nuclear da Coreia do Norte, juntamente com a do Irão, apresenta “sérias ameaças à segurança americana e à segurança do mundo”.

"Vamos trabalhar em estreita colaboração com os nossos aliados para enfrentar as ameaças representadas por esses dois países por meio da diplomacia e também de uma forte dissuasão"
, acrescentou Biden.

Por sua vez, no sábado, a Casa Branca anunciou que concluiu a revisão estratégica sobre a Coreia do Norte. “O nosso objetivo continua a ser a desnuclearização completa da península coreana”, indicou Jen Psaki, porta-voz da Casa Branca.

Defendendo uma abordagem “realista” pela via diplomática, em estreita ligação com a Coreia do Norte e o Japão, Psaki manteve-se evasiva em relação a possíveis iniciativas, ao mesmo tempo que se distanciava das anteriores administrações.

“A nossa política não será centrada na busca de um grande acordo”, sublinhou, marcando claramente a diferença com a abordagem de Donald Trump. “Mas também não se apoiará na paciência estratégica”, adiantou, referindo-se a uma expressão utilizada durante a presidência de Barack Obama. Em vez disso, os EUA vão enveredar por uma "abordagem prática calibrada que está aberta e explorará a diplomacia" com a Coreia do Norte, enquanto faz "progressos práticos" no aumento da segurança para os EUA e seus aliados, explicou a porta-voz.

Os EUA deverão receber conselheiros de segurança nacional do Japão e da Coreia do Sul para uma discussão sobre a revisão estratégica em breve.
Pyongyang acusa EUA de manterem uma “política hostil”
A Coreia do Norte já respondeu aos EUA e acusa Biden de estar a procurar manter uma “política hostil”.

As suas declarações refletem claramente a sua intenção de manter a aplicação de uma política hostil em relação à DPRK [Coreia do Norte], como foi feito pelos EUA durante mais de meio século”, afirmou Kwon Jong Gun, diretor-geral do Departamento de Assuntos dos EUA do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte.

Kwon Jong Gun apelidou ainda os comentários recentes de Biden sobre o programa nuclear norte-coreano de “intoleráveis” e de “um grande erro”, defendendo que é “irracional” e uma usurpação do direito de autodefesa da Coreia do Norte considerar a sua estratégia defensiva uma ameaça.

Agora que a política de Biden ficou clara, a Coreia do Norte "será obrigada a pressionar por medidas adequadas e, com o tempo, os EUA vão encontrar-se numa situação muito grave", concluiu Kwon Jong Gun.


Numa declaração separada, um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros acusou ainda Washington de insultar a dignidade do líder Kim Jong-un ao criticar a situação dos direitos humanos da Coreia do Norte.

Para o porta-voz, os EUA estão a provocar e a “preparar-se para um confronto total com a Coreia do Norte e serão respondidos à altura”.

c/agências
Tópicos
pub