Coronavírus. Confirmado primeiro morto em Pequim

por RTP
Reuters

A capital da China, Pequim, registou a primeira morte na cidade causada pelo novo coronavírus esta segunda-feira, informou a emissora de televisão estatal chinesa. Já há mais de 80 mortes confirmadas e o número de infetados ultrapassa os 2700.

A vítima era um homem de 50 anos, que esteve em Wuhan, o epicentro da epidemia, no início do mês de janeiro e cuja infecção com o vírus tinha sido confirmada na quarta-feira passada.  O Comité de Saúde Pública de Pequim, que precisou que o paciente morreu esta segunda-feira devido a uma insuficiência respiratória.

Entre os casos de infeção identificados até ao momento pelas autoridades, 80 foram registados em Pequim, cidade com 20 milhões de habitantes.

A capital chinesa decidiu prolongar o período de férias do Ano Novo Lunar, a principal festa das famílias chinesas, que devia terminar na quinta-feira, para tentar limitar a movimentação da população.

Os casos de pessoas infetadas com coronavírus foram, também já detetados nos Estados Unidos, França, Canadá, Austrália, Singapura, Malásia, Tailândia, Japão, Vietname, Coreia do Sul e Nepal.

As autoridades chinesas alertaram que o país está no ponto "mais crítico" quanto ao controlo do vírus e suspenderam transportes, cancelaram celebrações do Ano Lunar do Rato e colocaram em quarentena 13 cidades.


c/agências
pub